A ressonância magnética (Magnetic Resonance Imaging – MRI) é um exame médico indolor que utiliza um campo magnético forte e ondas de rádio para explorar com precisão o interior do corpo e obter imagens.
Para obter estas imagens é utilizado um scanner de MRI com ímanes potentes. Irá deitar-se numa cama que desliza para dentro do scanner MRI durante o exame.
Contacte o seu cardiologista para verificar se o seu dispositivo lhe permite ser submetido em segurança a um procedimento de MRI.
Pode ser submetido em segurança a um scan MRI desde que lhe tenha sido implantado o sistema de pacing condicional para MRI MicroPort CRM. Este sistema foi concebido, testado e aprovado para utilização segura com scanners MRI.
Um procedimento de MRI pode potencialmente perturbar o funcionamento do seu dispositivo cardíaco se não lhe tiver sido implantado um sistema de pacing condicional para MRI MicroPort CRM.
Apresente o seu cartão «Cartão de identificação do dispositivo» ao seu médico, uma vez que especifica o modelo do dispositivo e eletrocateter(es) implantado(s).
Antes do scan, terá de consultar o seu cardiologista, que irá verificar se o seu dispositivo cardíaco implantado foi concebido para ser utilizado num ambiente de MRI e depois programar o seu dispositivo em modo de MRI adaptado.
O seu cardiologista irá entregar-lhe um cartão «Cartão de identificação do dispositivo» e um Formulário de Aprovação de MRI, que terá depois de entregar ao radiologista. O radiologista pode ter de falar com o seu cardiologista antes de efetuar o procedimento de MRI.
Não se esqueça de trazer consigo o cartão «Cartão de identificação do dispositivo» e o Formulário de Aprovação de MRI, pois serão úteis para o radiologista.
Durante o scan MRI irá deitar-se numa cama que desliza para dentro do scanner MRI. Irá ser continuamente monitorizado para garantir a sua segurança.